Por: Mariane Cabrera

Organizar um casamento não é nada fácil, a lista de tarefas parece imensa e juntando com a ansiedade do grande dia, o estresse toma conta de um momento que deveria ser só de alegria. É justamente aqui que a assessoria de casamento entra, sendo um serviço que livra os noivos da parte estressante, cuidando de cada detalhe para que a cerimônia e a festa, sigam exatamente o que os noivos sempre sonharam para esse dia tão importante em suas vidas.

Como funciona a assessoria de casamento?

A assessoria de casamento pode ser uma única pessoa ou várias, o número da equipe irá depender do porte da festa, e o intuito é sempre o mesmo, auxiliar o casal desde o planejamento até a sua execução, com ideias, referências, visitação de espaços, sugestão de cardápio, paleta de cores e todas as demais questões pertinentes ao casório você poderá tratar com a assessoria, como as seguintes atividades:

  • Indicar os fornecedores que se enquadram no perfil dos noivos em estilo e orçamento;
  • Orientação financeira realista;
  • Auxílio na negociação com os fornecedores;
  • Verificar contratos com buffet e fornecedores;
  • Criar e administrar o cronograma da organização completa do casamento;
  • Avaliar a qualidade dos produtos escolhidos;
  • Indicar tendências de decoração;
  • Indicar estilos de festas;
  • Indicar estilos de cerimônias;
  • Apresentar sugestões de lembrancinhas;
  • Verificar pendências pós-festa (acerto final de adicionais em bebidas, buffet, convidados etc).

Entretanto, muitos ainda ficam com receio de contratar uma assessoria por achar que vão perder toda a liberdade de escolha, e não é isso, precisamos pontuar que, todas essas atividades citada acima, são realizadas de forma personalizada, ou seja com base no gosto pessoal do casal, mantendo suas preferências, mas claro, com sugestões vindas de uma visão profissional e mais prática. E se você ainda não se convenceu, iremos te indicar 3 motivos essenciais para contratar assessoria de casamento:

Experiência

O profissional de assessoria, carrega consigo anos de experiências e um portfólio de eventos enorme, ele possui bagagem para lidar com cada percalço que surgir durante o planejamento do casório. Por outro lado, ao optar por organizar você mesmo, as chances de, por exemplo, contratar algum fornecedor que não atenda suas expectativas, será bem alta, mas a assessora saberá quais serviços são confiáveis.

Desconto

A assessoria de casamento muito provavelmente irá te arranjar bons descontos com os fornecedores, é uma prática comum, pois é uma forma do fornecedor garantir vendas e da assessora de indicar um trabalho de confiança.

Tempo

Com um prazo de dias ou meses, otimizar o planejamento do casamento é super válido, mas não é uma tarefa fácil para noivos de primeira viagem, que nunca tiveram que lidar com uma organização de evento desse porte, mas com alguém especializado ao lado, será possível muitas vezes adiantar reuniões, alinhar horários e visitas, além as negociações.

Dicas extras para escolher a assessoria de casamento

Sabendo de tudo o que foi citado até aqui, ainda vai negar um serviço personalizado de assessoria? É claro que não né? Por isso aqui vai algumas dicas rápidas para a contratação de um profissional ou equipe especializada:

  • Quanto mais cedo ocorrer a contratação do assessor, será melhor, afinal, esse profissional possibilitará que todas as decisões para o grande dia sejam planejadas e orientadas.
  • Pesquise opiniões para conhecer o histórico da assessoria de casamento. Vale pedir indicação para as amigas, familiares e até dar um google.
  •  Leia os comentários e depoimentos das redes sociais da assessoria, feedbacks são importantes.
  • Preste atenção em assessorias de casamento que cobrem um alto investimento, mas não suprem todas as necessidades do casal. O ideal é sempre fechar contrato com assessorias que equilibrem preço e serviço.

Contudo, lembre-se, é um dia especial e único em sua vida, não permita que a desorganização atrapalhe seu momento. O acompanhamento de um profissional, poderá te ajudar e muito!