Por: Mariane Cabrera

O grande momento chegou, o tão sonhado pedido de casamento, e sabemos que foi só alegria e emoção, mas o que vem depois é temido por muitas noivas e noivos, a organização do casamento… Imagina ter que concentrar todas as suas vontades e desejos em um papel, e ainda ter que colocar tudo em ação para criar o casamento dos sonhos. Não é nada fácil, são muitas etapas, e ainda nem falamos do detalhe mais que especial, a decoração, um tópico memorável para os seus convidados, a essência do evento que ficará eternizada em todas as fotografias do seu dia especial. Por isso, é preciso dedicar um bom tempo da sua agenda para definir cada particularidade que irá encantar você, seu(sua) noivo(a) e seus convidados. Pensando nisso, separamos algumas diquinhas para facilitar o seu planejamento.

1 – O local da cerimônia e da festa fazem toda a diferença:

Logo de cara a primeira tarefa é importantíssima para um resultado perfeito na decoração.  Encontrar um local com boa estrutura e arquitetura que dê match com o seu estilo, já é 50% do caminho andado, então avalie bem o espaço que será realizado a sua festa. Alguns casais optam por se casar na igreja e depois promovem um jantar seguido de uma festinha para os convidados curtirem a ocasião, nesse caso a preocupação dobra, pois no fim é necessário pensar não em uma, mas duas decorações de casamento, e tudo dependerá do que você deseja para seu evento, pois em contrapartida, há noivos que preferem realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, o que facilita a escolha da decoração. 

Um outro ponto a ser levado em conta é o horário da cerimônia, pois dependendo, poderá afetar a paleta de cores, por exemplo, os casamentos diurnos combinam perfeitamente com o verão, portanto cores quentes como vermelho, rosa, amarelo e laranja são a pedida certa! Já os casamentos noturnos e luxuosos, vão de encontro com decorações mais sóbrias, com cores frias. Desse modo, ao avaliar o local onde será realizada a festa, você já conseguirá definir os tipos de decoração e paleta de cores que mais te agradam considerando o ambiente e horário. Por último, outra dica valiosa é procurar pela previsão do clima, só para garantir que não haverá contratempos.

2 – Estilos de decoração, escolha o seu:

Apostar em um estilo decorativo que carrega características da personalidade dos noivos é outro tópico importante, pois deixará o ambiente com um toque de originalidade que irá deslumbrar cada convidado, que ao olhar os detalhes, com toda certeza pensarão: “isso é a cara da noiva/noivo”, ou seja, é necessário criar uma identidade para a sua festa.

Essa identidade pode surgir com elementos bem simples, como paleta de cores, objetos decorativos, mobiliário, tudo definido de acordo com seus gostos e do(da) seu(sua) parceiro(a). Muito provavelmente ao chegar nesta etapa, você se encontrará indecisa(o), a recomendação é que para cada ambiente de seu casamento, você separe uma pasta de imagens para referência, o céu é o limite, você poderá separar imagens tendo por base o filme favorito do casal, uma música, uma estética específica, entre outros. Caso os dois sejam amantes da natureza, por exemplo, vocês poderão optar por um casamento ao ar livre no campo ou na praia, algo mais rústico que irá poupar seu dinheiro, visto que a própria natureza se encarregará de incrementar a decoração. Portanto, abuse de flores, móveis de madeira rústica, e por que não elementos DIY (faça você mesmo) como cestas e arranjos artesanais?

Os estilos disponíveis para escolha são variados, há para todos os gostos, e noivas mais tradicionais, geralmente buscam por elementos discretos e elegantes, como pratarias, porcelanas e cristais. Essa decoração mais clássica é sem muitos exageros, desde as flores, até a paleta de cores. Por isso, o branco combinado com uma cor mais suave, é a preferência. Normalmente, as igrejas já possuem uma identidade visual muito bonita e cheia de detalhes arquitetônicos interessantes para serem destacados no dia do casamento. Se a igreja que você marcou o casamento for assim, então planeje uma decoração mais simples, bem parecida com os casamentos clássicos, que utilizam poucos elementos e são mais clean.

No entanto, nos últimos anos vem se tornando tendência decorações que usam e abusam da criatividade, fugindo do tradicionalismo. Se for o seu caso, não tenha medo de investir em uma ideia que fuja dos padrões, vale de tudo, casamento vintage, casamento circo, casamento com tema de Star Wars, Harry Potter, Marvel, ou qualquer filme que o casal seja apaixonado, o que for da vontade dos(as) noivos(as)!

Por último, não poderíamos esquecer da decoração romântica, um estilo que arranca suspiros de todos os convidados da festa. Para noivas(os) que desejam um casamento assim, a saída é abusar de elementos fofos e cores românticas, como Rosa e Azul Tiffany. Desse modo, seguindo essas dicas, seu casamento ficará deslumbrante, mas lembre-se, demos só uma pincelada nos estilos, as possibilidades vão além do que você imagina, e o essencial é apenas manter-se bem organizado perante os detalhes do seu dia perfeito.